• +55 (62) 98294-2223
  • alchemistry@bol.com.br

Educação ambiental com agricultores familiares – parte 7

Pela convivência com os produtores, concluímos que as situações de risco à saúde resultam da pouca informação sobre os produtos utilizados, pois 95% deles mencionaram que nunca participaram de cursos sobre a utilização e os riscos dos agrotóxicos. Ainda, destacaram que as informações as quais têm acesso são aquelas que constam nas bulas das embalagens ou as dadas pelos agrônomos das casas agropecuárias, muitas vezes restritas à indicação de produtos mais eficientes.

Diante disso, decidimos iniciar o processo de intervenção por meio da formação de conhecimentos pela educação ambiental. Assim, desenvolvemos materiais informativos no Laboratório, concebidos de acordo com a realidade vivenciada pelos agricultores.

As informações veiculadas nos materiais referem-se às propriedades dos venenos, à identificação de riscos, às formas de intoxicação, prevenção, primeiros socorros, além de outros. Apesar de básicas, muitas delas eram desconhecidas pela maioria dos agricultores. Esses materiais foram tratados nos locais de plantio e discutidos em encontros organizados com os produtores.

Atualmente estamos finalizando outro material informativo, com o qual pretendemos ampla divulgação sobre os riscos dos agrotóxicos.

Voltar