• +55 (62) 98294-2223
  • alchemistry@bol.com.br

Educação ambiental com agricultores familiares – parte 2

pesquisas Laboratorio Oliveira

Na pesquisa-ação visitamos os agricultores durante dois anos para apresentar o estudo e convidá-los a dele participar. Todos os estudantes se empenharam bastante nessa etapa de divulgação. Fomos aos locais de moradia e trabalho dos produtores e cada família e conseguimos envolver 26 famílias na ação.

No início das visitas, encontramos várias resistências por parte dos agricultores e isso quase nos levou a desanimar do estudo. Elas decorreram do fato de sermos constantemente confundidos com agentes de fiscalização. Segundo os relatos dos agricultores, muitos agentes vão para os locais de produção apenas para multá-los. Como pouco contribuem com informações, orientações ou recursos, acabam sendo malvistos pelos produtores.

As resistências foram sendo amenizadas no decorrer das idas dos estudantes ao campo. Depois de perceberem nosso intuito formativo, o processo de interação tornou-se mais fácil. Essas visitas foram importantes para reconhecermos a realidade de vida dessa comunidade, o que muito contribuiu para o delineamento de nossas ações.

Voltar